Elas, de Vera Triches

Figuras femininas invadem a Scar em exposição inédita. A coleção intitulada Elas é composta por 20 quadros da artista visual Vera Triches

Depois de quatro anos dedicados exclusivamente à pintura de figuras femininas, a artista plástica Vera Triches apresenta a exposição inédita “Elas”. Os 20 quadros de tinta a óleo e acrílico sobre tela foram escolhidos a partir de 40 obras. A seleção foi feita por Márcio Paloschi, curador, e Walter de Queiroz Guerreiro, historiador, mestre e reconhecido crítico de arte; com a participação de Marina Mosimann, marchand e galerista de Joinville.

“A serenidade que estas mulheres transmitem, é esta a característica mais marcante destes quadros para mim”, pontua Vera Triches. “Cada uma delas tem uma personalidade diferente, e ainda assim, todas certamente têm muito da minha própria personalidade, do meu humor, e da maturidade que eu alcancei como artista.”

Para o crítico Walter de Queiroz Guerreiro, as “mulheres de Vera de Triches” representam o belo eternizado pela arte. “Quedamo-nos perplexos diante dessas figuras que povoam nossa imaginação”, completa ele, sobre a série Elas.

A artista passou quase 10 anos sem participar de uma exposição individual, e neste período suas obras ficaram à mostra apenas dentro de seu ateliê particular – que além de pinturas apresenta sua produção multifacetada na área de desenho, escultura, obra em cerâmica e especialmente o vidro moldado.

 

Os quadros em tamanhos grandes - com medidas que chegam a um metro por 1,60m - vão ocupar a Sala Multiuso da Scar de Jaraguá do Sul a partir do dia 26 de outubro até 5 de novembro. A abertura da exposição marca também o lançamento do site de exposições virtuais Galeria Tela, que objetiva valorizar a produção local e se destaca como a primeira galeria virtual de Jaraguá do Sul.

 

 

A artista

Vera Triches é natural de Francisco Beltrão, no Paraná, e está radicada há quatro décadas em Jaraguá do Sul. Atuou como professora de Artes da Scar até o início dos anos 1990, e posteriormente em seu próprio ateliê, em Jaraguá do Sul. Participou ativamente de todos os movimentos relacionados às artes visuais do Norte catarinense.

 

ESCREVA UM COMENTÁRIO