Noite com direito a emoção

Comemoração especial em comemoração ao aniversário de 60 anos da SCAR contou com sessão solene da Assembleia Legislativa, inauguração de sistema de geração de energia solar com painéis fotovoltaicos e homenagens especiais a fundadores e ex-presidentes da entidade

“Só uma grande paixão ilumina a vida”. A afirmação do presidente da SCAR Udo Wagner resume a trajetória da entidade ao longo de 60 anos, comemorados nesta quarta-feira, 8 de junho, ao falar da dedicação de ex-presidentes.

 

Há cerca de 10 anos atuando na presidência voluntariamente, a exemplo dos dirigentes que se sucederam na função desde que a SCAR surgiu em 1956, Udo Wagner ressaltou o compromisso de todas as gestões com três pilares que sustentam a entidade: o fomento à cultura por meio da promoção de eventos, a formação de talentos para as artes e a qualificação da plateia.

 

“Se estamos hoje comemorando 60 anos de uma trajetória rica, esta condição só foi possível graças a um pequeno grupo de pessoas que teve a ousadia de fundar a SCAR. Podemos dizer com orgulho, que hoje temos o Centro Cultural mais bem equipado do Brasil e reverenciamos esta conquista que começou lá atrás, há muito tempo. Quem não tem história não tem futuro”, resumiu o empresário.

 

A comemoração dos 60 anos foi marcada por momentos de muita emoção, o que segundo Udo Wagner é uma característica da SCAR porque todas as ações da entidade envolvem abnegação e muita dedicação de todos, da diretoria a produtores e artistas dos núcleos de produção, aos funcionários e o público que prestigia a agenda de eventos.

 

Autor do pedido para que a Assembleia Legislativa realizasse sessão solene para marcar os 60 anos da SCAR, o deputado estadual Vicente Caropreso destacou o idealismo dos seus fundadores. “Quando o casal Francisco e Adélia se reuniram com os amigos com uma pequena orquestra talvez jamais imaginassem que aquele sonho se transformaria neste palácio das artes que é referência internacional”, disse o parlamentar, lembrando que o reconhecimento é sobretudo à capacidade uma comunidade fazer diferença no contexto social.

 

Também presentes ao evento, o prefeito Dieter Janssen e o deputado estadual e secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável Carlos Chiodini reconheceram a contribuição da SCAR para o desenvolvimento cultural de Jaraguá do Sul e de Santa Catarina. “Uma entidade séria que fez a diferença e continuará fazendo a diferença na história da cultura de Santa Catarina porque realiza um trabalho sério. São exemplos como o da SCAR que precisam ser praticados no Brasil. Além de promover a cultura, é um exemplo de inspiração no sentido de dizer que é possível fazer as coisas darem certo”, enalteceu Chiodini.

 

Inauguração e homenagens

 

A noite especial de comemoração aos 60 anos de fundação da SCAR contou com a realização de sessão solene da Assembleia Legislativa e a inauguração do sistema de geração de energia com o uso de paineis fotovoltaicos desenvolvidos pela WEG e patrocinados por um grupo de pessoas da comunidade, além de a própria empresa ter assumido uma das cotas do investimento de R$ 900 mil que irá assegurar uma economia mensal de 75% no custeio de energia elétrica no Centro Cultural.

 

Como parte da agenda de comemoração o Coral da SCAR apresentou-se aos convidados, também foi exibido um documentário especial com depoimentos de ex-presidentes da entidade, e um coquetel especial marcou a confraternização dos presentes.

 

A SCAR foi homenageada pela Assembleia Legislativa juntamente o reconhecimento às pessoas que ajudaram a construir a história da entidade, como o atual presidente Udo Wagner e os ex-presidentes Dietrich Hermann Wolfram Hufenüssler, Edson Carlos Schulz, Fernando Arthur Springmann, José Alberto Barbosa, Márcio Mauro Marcatto, Rolf Botho Hermann, Gilmar Antônio Moretti, Monika Hufenüssler Conrads e Marlo Souza (In Memoriam), e os três músicos remanescentes da primeira orquestra: Walter Carlos Hertel, Pedro Donini e Yara Fischer Springmann.

 

 

 

 

 

 

SCAR – Sociedade Cultura Artística
Jaraguá do Sul – SC
(47) 3275-2477 / scar@scar.art.br / www.twitter.com/scarjaragua

ESCREVA UM COMENTÁRIO