Novo Coordenador Artístico

Pianista e maestro com especialização em óperas, André Dos Santos coordenará atividades culturais da SCAR, além de reger a Orquestra Filarmônica.

A SCAR – Sociedade Cultura Artística anunciou a contratação de André Dos Santos para a Coordenação Artística das atividades culturais de música, dança, teatro e artes visuais da entidade.

Conhecido do público jaraguaense pelas cinco participações no Femusc, com destaque para a regência das duas óperas apresentadas em 2019, André Dos Santos é pianista formado pela Universidade Federal da Bahia com especialização em ópera na Ópera Nacional de Paris, França.

Em 2001 foi o primeiro brasileiro e único pianista do mundo selecionado para participar do curso de preparação vocal e de repertório do Centro de Formação Lírica da Ópera Nacional de Paris. Em 2005, ganhou o prêmio Bösendorfer no concurso Hans-Gabor Belvedere, em Viena, Áustria. Depois de onze anos na França como preparador e maestro assistente de óperas, passou três anos produzindo espetáculos no México, e voltou ao Brasil em 2014, para assumir a academia de ópera do Theatro São Pedro, em São Paulo, referência nacional na produção de óperas.

“A primeira coisa que me atraiu na SCAR foi a estrutura única no Brasil, que nos dá possiblidade de criar algo novo, inédito no país. Quando fui convidado, nem hesitei em dizer sim. Nosso objetivo é trabalhar em conjunto com os núcleos de produção artística visando maior integração e evolução técnica para chegar na excelência e apresentar espetáculos variados.”, afirma.

A contratação faz parte da reformulação da entidade iniciada em 2018, com a implantação da governança corporativa, criação do Conselho de Administração e a nova estrutura gerencial. “Com as áreas administrativa e comercial em nova fase, estabelecemos a base para sustentar o crescimento da SCAR e dar mais condições para que a entidade exerça sua missão de produzir cultura”, explica Edilma Lemanhê, Diretora Executiva da SCAR.

Na primeira semana em Jaraguá, André Dos Santos conheceu todos os núcleos de produção, participou de ensaios e já começou o planejamento da temporada 2019, que terá concertos com solistas, ballet e outras novidades. As datas e o repertório serão divulgadas em breve.

ESCREVA UM COMENTÁRIO