Prêmio Braztoa de Sustentabilidade

O Centro Cultural SCAR, o primeiro teatro sustentável do Brasil, é o vencedor do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2016/2017 na categoria Parceiros do Turismo.

O Centro Cultural SCAR, o primeiro teatro sustentável do Brasil, é o vencedor do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2016/2017 na categoria Parceiros do Turismo.

Com o mote “atitudes que transformam o turismo”, o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade foi criado em 2011 como forma de demonstrar os benefícios de incorporar a sustentabilidade à gestão das empresas, dando ênfase aos pilares sociocultural, ambiental e, sobretudo, econômico.

A Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) reúne operadoras de turismo responsáveis por cerca de 90% dos pacotes turísticos comercializados no Brasil. Em 2015, as operadoras associadas à Braztoa faturaram R$ 11,01 bilhões e embarcaram cinco milhões de passageiros durante todo o ano.  

O projeto da SCAR se alinha ao pensamento sustentável e ao princípio da preservação do meio ambiente ligada à economia, à cultura e ao turismo. Em junho de 2016, a instituição implantou em seu Centro Cultural duas iniciativas que visam um maior benefício socioambiental: a geração de energia solar e a captação de água da chuva.

Cerca de 75% da energia elétrica consumida no prédio do Centro Cultural é gerada por meio da incidência da luz solar nas 480 placas de captação instaladas em 960m2 do telhado do prédio. A capacidade de geração mensal é de 14 mil kWh e nos dias em que a geração é maior que a necessidade predial, a energia retorna para a rede elétrica, colaborando também para o abastecimento da cidade.

Já para a captação de água da chuva, foram instaladas cisternas e caixas d'água com capacidade de armazenamento total de 70 mil litros de água, a qual é direcionada para a limpeza das estruturas físicas, descargas e pias dos banheiros, havendo abastecimento externo somente para os pontos onde é necessária água potável.

Com a implantação dos projetos e o reconhecimento de premiações importantes como o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, a SCAR vislumbra fazer parte da rota de turismo de aventura e de lazer sustentável que se desenvolve na região de Jaraguá do Sul, atraindo turistas e eventos desta natureza para um ambiente com estrutura física adequada e alinhada com a preservação do meio ambiente.

Os vencedores de cada categoria ganham uma assessoria educacional realizada por professores do Senac para auxiliar no aprimoramento das iniciativas e no planejamento de novas ações e iniciativas sustentáveis. Além disso, as iniciativas premiadas serão incluídas no mapa Turismo Sustentável: Iniciativas Premiadas – Braztoa & Ministério do Turismo (www.iniciativassustentaveis.turismo.gov.br), ferramenta que também apresenta informações e contatos dos desenvolvedores dos projetos.

Os outros dois finalistas da categoria Parceiros do Turismo eram Sebrae CE e Secretaria de Estado de Turismo – SETUR/PA. A cerimônia de premiação aconteceu no hotel Tivoli Mofarrej, em São Paulo. O presidente da SCAR e vice-prefeito eleito de Jaraguá do Sul, Udo Wagner, e a Gerente Executiva da SCAR e Presidente do Convention Bureau, Edilma Lemanhê, representaram a entidade no evento.

 

ESCREVA UM COMENTÁRIO