CURSO DE ESCRITA: CADERNO DE MEMÓRIAS

Hora Descrição Local Duração Classificação
19:00 CURSO DE ESCRITA: CADERNO DE MEMÓRIAS SCAR 29/11/2018 Livre
Informações sobre a entrada

Os ingressos podem ser retirados na Bilheteria da SCAR, localizada na rua Jorge Czerniewicz, número 160, bairro Czerniewicz.

Informações sobre o evento

CURSO DE ESCRITA: CADERNO DE MEMÓRIAS

Oficina de redação para todos que sorriram ou choraram ao menos uma vez na vida.

Nós somos contadores da nossa própria história. Quando acordamos, remontamos nossa história, falamos para nós mesmos quem somos e o que fizemos no dia anterior, o que ganhamos e o que perdemos, o que choramos e o que rimos. Sempre que você se apresenta para alguém, diz seu nome e, em seguida, conta um pouco sobre “quem é você”.

Porém, por mais que vivamos coisas novas todos os dias, semanas ou meses, acabamos sempre voltando às mesmas velhas histórias, essas tão especiais para nós. E, já que elas são tão especiais, por que não escrevê-las? Por que não descrever os fatos mais importantes de nossas vidas com riqueza de detalhes, num texto bem montado e emocionante, para ler aos nossos familiares e deixar que eles partilhem dessas nossas recordações?

Para isso João Chiodini montou a oficina de cadernos de memórias, para ajudar você a escrever os momentos mais importantes de sua vida e, quem sabe, relembrar outros há tanto esquecidos.

Faixa etária: livre

Dias da semana: quinta-feira

Horários: 14h às 15h30 e 19h às 20h30 – duas turmas

Matrícula: Gratuita

Valor da mensalidade: R$ 120,00

Aulão experimental 11/10/2018

Início das aulas: 11/10/2018 e término em 29/11/2018

Material pedagógico: será oferecido uma apostila base impressa aos alunos e demais materiais serão disponibilizados eletronicamente no decorrer das aulas. O aluno precisa trazer o seu caderno de escrita de acordo com sua preferência.

O ministrante

A oficina de cadernos de memória é ministrada pelo escritor e editor João Chiodini. Chiodini é autor de doze livros e, entre eles, podemos destacar os livros: Contando a sua história, que traz relatos de memória oral de 25 homens e mulheres de grupos de terceira idade de Jaraguá do Sul, a biografia de Werner R. Voigt, que traz um resgate memorial do biografado, além do registro de memória oral de mais 41 pessoas, o livro O que eu faria, com pesquisa e registro de memória de dez entrevistados e o livro Os Abraços Perdidos, que utiliza técnicas de construção de memória para os relatos da personagem. Além disso, João Chiodini possui um banco de dados de entrevistas de memória oral de personalidades jaraguaenses, que está reunindo para o livro Memórias Jaraguaenses e também está terminando o romance Boneca de Ser que conta com pesquisa de memória oral de mulheres de 60 a 70 anos, com registros de traumas na infância. Desde 2008 trabalha com memória na escrita e pesquisa sobre Literatura e Memória.

Mais informações: 47 3275-2477 Secretaria da SCAR

Dúvidas
Tem alguma dúvida sobre o evento? Envie seu comentário pra gente.