skip to Main Content

Pessoas físicas e empresas podem contribuir com projetos da SCAR por meio do Imposto de Renda

Apoiar a cultura é uma das formas de fazer com que todas as formas de arte sejam cada vez mais comuns na nossa região. E a Sociedade Cultura Artística – SCAR de Jaraguá do Sul possui cinco projetos aprovados pela Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo para patrocínio com doação de parte do Imposto de Renda. Entre eles estão: Música para Todos, Mais Dança, Orquestra Filarmônica, Orquestra Jovem e Escola Vai ao Teatro.

Para doar, é preciso escolher o projeto, entrar em contato com a SCAR e fazer transferência bancária na conta aberta pela própria Secretaria de Cultura. Tanto pessoas físicas quanto jurídicas podem participar, sendo que o limite de dedução para empresas é de 4% que apuram no lucro real, e 6% para pessoas físicas que fazem a declaração completa.

“Parte do Imposto de Renda das pessoas e das empresas, que se pagaria naturalmente para o Governo Federal, fica aqui na nossa região. Com isso, é possível ajudar a desenvolver ainda mais a nossa cidade, fortalecer a economia por meio da geração de empregos, fomentar o desenvolvimento social e cultural das pessoas que residem na região, e as empresas ainda podem divulgar sua marca por meio de projetos muito positivos”, explica Edilma Lemanhê, Diretora executiva da SCAR.

Ela ainda destaca que esses projetos selecionam alunos para participar, e que trazem atividades para crianças e adolescentes para fazerem atividades saudáveis, desenvolver seus talentos, e ter atividade no contraturno escolar, e a cultura e arte inserida no seu cotidiano.

Já o coordenador de projetos da SCAR, Paulo Zwolinski, explica que o primeiro ponto antes de se pensar em editais de arrecadação é verificar se ele está de acordo com a visão da instituição que é inspirar para criar um mundo melhor. “A política pública nos permite chegar em lugares onde o Estado não consegue. E uma vez que participamos de projetos como esse, nós temos que executá-lo exatamente como foi escrito, ou seja, ter responsabilidade com o dinheiro público, prestando contas inclusive para os doadores e fazendo tudo de forma correta”, complementa.

Para este ano, ainda há uma novidade: a doação por meio do Programa de Incentivo à Cultura (PIC), do Governo de Santa Catarina, em que é possível fazer a contribuição através do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) ao invés do Imposto de Renda.

Nesta modalidade, são quatro projetos aprovados pela SCAR, Manutenção Artística e de Atividades da SCAR e Bienal Internacional do Livro de Jaraguá do Sul, sendo dois com captação encerrada e dois em fase final de captação.

O objetivo do projeto de manutenção é garantir as atividades da sociedade no estímulo cultural da região, trabalhando a concessão de 395 bolsas de estudo para crianças, jovens e adultos de Jaraguá do Sul, Guaramirim e Schroeder para cursos de dança, teatro, artes visuais, música, audiovisual, iluminação e sonorização; a cessão de uso de espaços da SCAR para artistas catarinenses (ocupação); a manutenção das atividades de dois grupos artísticos da instituição, sendo um de teatro e um de dança; e a realização de uma edição do Festival Audiovisual.

A Bienal contará com 11 dias de programação na cidade de Jaraguá do Sul, promovendo debates, lançamentos de livros, teatros, shows e contação de histórias. Para saber mais sobre os projetos, acesse scar.art.br/projetos-sociais/.

Back To Top