skip to Main Content
Conheça a Nossa História
  • 1956 - 1956

    A pianista Adélia Fischer e seu marido Francisco fundaram em 8 de junho de 1956 a SCAR – Sociedade Cultura Artística, inicialmente para abrigar uma pequena orquestra mantida com amigos músicos que se encontravam em saraus e recitais nas tardes…

  • 1957 - 1957

    Em 15 de junho, às 20h30, foi realizado no Clube Atlético Baependi o primeiro Concerto de Gala da Orquestra da SCAR, em uma noite que reuniu a sociedade jaraguaense, sob a regência de Francisco Fernando Fischer. Composição da Orquestra: Fernando…

  • 1959 - 1959

    No final da década de 50, aconteceu um fato de extrema importância para a Orquestra: a primeira gravação de um concerto, ocorrido no salão da Comunidade Evangélica Luterana. O Sr. Rodolfo Hufenüssler recebeu da Europa um gravador, novidade absoluta na…

  • 1960 - 1960

    SCAR intensificou o trabalho da escola de música e a vinda de artistas e de espetáculos a Jaraguá do Sul, o que fomentou a cultura na região. Ainda neste ano, a SCAR efetuou a sua primeira importante aquisição: um piano…

  • 1970 - 1970

    Com a morte de Adélia Fischer, a estrutura da Orquestra sofreu um duro golpe, perdendo não somente a sua pianista e acordeonista, mas sua grande incentivadora. O empresário Dietrich Hufenüssler, à frente de um grupo de influentes membros da comunidade,…

  • 1974 - 1974

    Em 6 de junho, é criado o Coral da SCAR. Sob a regência do Pastor Egbert Schwanz, viria assumir, em parte, a função de divulgador da obra da SCAR e ser propagador cultural do nome da cidade, preenchendo de certa…

  • 1976 - 1976

    Na condição de Presidente da SCAR, o Sr. Dietrich Hufenüssler foi designado para coordenar os festejos alusivos ao centenário da fundação do município de Jaraguá do Sul, presidindo a Comissão Executiva de Promoções. A Exposição do Centenário, realizada com objetos…

  • 1979 - 1979

    Neste período, coube ao empresário Rolf Botho Hermann dar continuidade aos projetos.

  • 1981 - 1981

    Durante a presidência de Marlo Sousa, ganha impulso os planos de uma sede própria para a Casa da Cultura, e também a edificação de um teatro.

  • 1982 - 1982

    Com a doação de um terreno por Sigolf Schünke, Prefeito Municipal em exercício, a área de terra localizada na antiga lagoa Czerniewicz foi trocada por outra à Rua Amazonas, mais tarde vendida para ajudar na construção do Centro Cultural no…

  • 1984 - 1984

    Rolf Botho Hermann retorna à presidência da instituição e dá início à construção da sede própria na Rua Amazonas, com recursos conseguidos na Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, por intermédio de Udo Wagner, Secretário Adjunto, na Caixa Econômica Federal…

  • 1986 - 1986

    A SCAR passa a ocupar sede própria com 1.000 metros quadrados na Rua Amazonas, na gestão do presidente Rolf Botho Hermann, com o sonho de receber grandes espetáculos. Ainda neste ano iniciou o curso de pintura em porcelana com a…

  • 1987 - 1987

    A Orquestra de Câmara de Jaraguá do Sul foi formada, sob a regência do maestro Ricardo Feldens. A apresentação de estreia ocorreu em 27 de julho. O primeiro grupo adulto de teatro inicia suas atividades de cursos, as quais têm…

  • 1989 - 1989

    O grupo adulto de teatro estreia a comédia com temática regional “Salão Buhr – 50 anos após”, que foi assistida por mais de 1.000 pessoas, lotando o teatro da SCAR. Ainda na linha da comédia, em 1990 estreia a peça…

  • 1990 - 1990

    Assume novamente a presidência o Sr. Rolf Botho Hermann, com a missão de dar continuidade às atividades culturais e de angariar fundos para a construção da nova sede.

  • 1992 - 1992

    Com o quarto pilar pronto assume a presidência José Alberto Barbosa. Neste ano, foi suspensa a Lei Sarney, encerrando a possibilidade de captação de recursos financeiros para fins culturais, o que tornou impossível a continuidade da obra.

  • 1994 - 1994

    Edson Schulz foi convidado para a presidência da instituição. No seu discurso de posse enfatizou que as prioridades seriam voltadas para o retorno do projeto de construção do Centro Cultural e a procura de ações culturais que envolvessem a população,…

  • 1996 - 1996

    Retomada das obras a partir dos quatro pilares já instalados no terreno da rua Jorge Czerniewicz. Trinta trabalhadores participaram da construção, comandada pelo Mestre de Obras Benito Tomaselli. Neste mesmo ano, Edson Schulz foi reempossado. Marcio Mauro Marcatto foi nomeado…

  • 1998 - 1998

    Edson Carlos Schulz mantém-se à frente da diretoria com a mesma Comissão de Construção. Em 27 de junho, o Presidente da República Fernando Henrique Cardoso visitou o canteiro de obras do Centro Cultural, fazendo vários elogios ao projeto e à…

  • 1999 - 1999

    Foi fundada a Orquestra Filarmônica da SCAR por iniciativa de Yara Springmann, filha de Dona Adélia Fischer, e Magnus Behling. No mesmo período, ganham força outras áreas das artes, como o teatro e as artes plásticas, com o trabalho voluntário…

Back To Top