Orquestra Filarmônica encerra turnê Contrastes em Jaraguá do Sul neste mês
Após passar por cinco cidades catarinenses, a Orquestra Filarmônica de Jaraguá do Sul encerra em casa, no dia 16 de junho, a turnê Contrastes. O espetáculo acontece às 20 horas, no Grande Teatro da SCAR.
A série de concertos gratuitos vai apresentar obras de compositores como Bizet, Márquez, Dvořák e Piazzolla em arranjos repletos de contrastes rítmicos, melódicos e harmônicos.
Uma das melhores orquestras de Santa Catarina, a Filarmônica de Jaraguá do Sul tem 45 músicos dos naipes de cordas, sopro e percussão, sob a regência do maestro Jorge Scheffer. “O tema Contrastes é provocador justamente por isso, porque cada música tem um código, uma essência. E nós buscamos isso em todos os ensaios com muito carinho, muita pesquisa, muita dedicação, muita conversa, muito diálogo para que a gente pudesse, a cada música virar uma chavinha. É como se fosse desligar uma música e ligar outra, com muito caráter e especificidades totalmente diferentes”, comenta o Maestro.
De acordo com Scheffer, a experiência dessa turnê foi sensacional para o público, para a produção e essencialmente para a Orquestra com um repertório muito rico e desafiador. “Desafiador porque nós tínhamos que viajar, chegar na cidade, conhecer os espaços, em pouco tempo passar o som, regular todas as estruturas melódicas e harmônicas e ir para o concerto. Isso foi de um aprendizado muito grande para todos nós”, salienta.
A Orquestra Filarmônica mantêm suas atividades sem interrupção há mais de 20 anos. Ela faz parte de um ecossistema musical que inclui outros projetos da SCAR – Sociedade Cultura Artística, como Música para Todos, Camerata, Grupo de Câmara, Coral SCAR, Orquestra de Cordas e Orquestra Jovem.
“O ecossistema da música envolve desde crianças no início do aprendizado musical, passando por orquestras de formação, coral, bandas e a Orquestra Filarmônica, um grupo profissional de alto nível, fonte de inspiração para os jovens e expoente da identidade musical da SCAR”, explica a Diretora Executiva da Sociedade Cultura Artística, Edilma Lemanhê.
Os ingressos para o concerto são gratuitos e podem ser retirados com antecedência na bilheteria da SCAR, de segunda a sexta-feira, das 8 às 20 horas, e aos sábados das 8 às 12 horas. Ou pelo TicketCenter (ingressos aqui).
A Temporada 2023 da Orquestra Filarmônica SCAR tem patrocínio das empresas BRDE, Grupo Lunelli, Flexível, Menegotti, Duas Rodas, Nanete Têxtil, Lepono do Brasil, WEG, Leistung, Elian, Oxford, LIVE! e Ambiental por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura.
Fotos: Jessica Carvalho / ApneiaFilmes