Orquestra Filarmônica da SCAR inicia nova turnê
A turnê “Brasilidades” inicia em agosto e termina em outubro. Os ingressos são gratuitos.
Além de acalantar, a música tem o poder de instigar, revelar estilos e artistas, e trazer à tona nomes de grandes compositores, por vezes pouco conhecidos do público.
Explorando as regiões do Brasil e sua diversidade musical, a turnê “Brasilidades” da Orquestra Filarmônica da SCAR apresenta um repertório eclético indo de Gilberto Gil a Heitor Villa-Lobos, passando por Brenno Blauth e Edino Krieger, em uma viagem onde os “sotaques” se misturam entre notas e arranjos.
Conforme o Maestro da orquestra, Jorge Scheffer, as músicas que irão compor o repertório foram selecionadas com base nos muitos elementos que compõem o Brasil, em um colorido harmônico e melódico único.
“O Concerto Brasilidades, apresentado pela Orquestra Filarmônica SCAR, trará ao público a oportunidade da apreciação estética de alguns dos principais códigos que compõem o DNA da nossa inigualável música brasileira. Composições que nos trazem um profundo senso de pertencimento e, ainda mais, nos deixam muito orgulhosos da nossa rara diversidade e riqueza cultural do nosso país.”
Além de Jaraguá do Sul, que recebe o concerto no dia 13 de agosto, a turnê passa também pelas cidades de Timbó, no dia 27 de agosto, e Blumenau, no dia 31 de agosto.
Em setembro os músicos se apresentam em Brusque, no dia 10, em São Bento do Sul, no dia 15 e em Balneário Camboriú, no dia 29. A turnê passa ainda por Mafra, no dia 2 de outubro e encerra no dia 5, em São Francisco do Sul.
A turnê conta também com mais quatro ensaios abertos, sendo eles em Jaraguá do Sul, Blumenau, São Bento do Sul e São Francisco do Sul, no qual são tocados trechos das músicas e o maestro faz uma explanação breve do concerto.
“Os ensaios abertos, serão momentos nos quais o público presente poderá observar como funcionam os principais procedimentos e estratégias utilizadas pelo maestro e pela orquestra na construção de uma performance musical ao vivo. Além disso, será uma oportunidade ímpar, pela qual os presentes poderão compreender a respeito de algumas das principais características das obras incluídas no programa de concerto, bem como, no tocante a certas peculiaridades correlatas à organização interna de uma orquestra, tais como a composição das famílias, disposição dos naipes, curiosidades sobre a construção dos instrumentos musicais, entre outros relevantes conteúdos”, explica Scheffer.
Todas as apresentações são gratuitas. Os ingressos podem ser retirados no site da TicketCenter ou na bilheteria da SCAR, de segunda a sexta, das 8 às 20 horas e aos sábados, das 8 às 12 horas.
A Turnê Brasilidades da Orquestra Filarmônica SCAR tem patrocínio das empresas WEG e Agricopel, por meio da Lei de incentivo à Cultura do Ministério da Cultura.
Foto: Jéssica Carvalho/ApneiaFilmes