Atletas e professoras da SCAR embarcam nesta quarta-feira para competição no Chile
Com os últimos ajustes de coreografia, figurinos, trilha sonora e equipamentos, é hora de aguardar o dia do embarque.
Nesta quarta-feira (20), quatro atletas e duas professoras da Sociedade Cultura Artística (SCAR) de Jaraguá do Sul, embarcam para o mundial da Liga de Aéreos e Pole Sports (Libaps), que acontece em Santiago, no Chile, de 21 a 24 de novembro.
“A Taça Brasil, a gente já tinha participado do ano passado, então só continuamos no mesmo esquema de ensaios”, comenta Chalimar Junkes, professora de acrobacia.
As atletas levaram as mesmas coreografias que apresentam na competição que aconteceu em agosto em Araranguá, mas com melhorias.
“A gente tem os feedbacks da avaliação do nível Brasil, aí vemos o que dá para melhorar para a competição”, avalia Lilian Vilela, professora de acrobacia.
Segundo Chalimar, no início deste ano, foi criado um núcleo de acrobacia especialmente para as competições.
“A gente fez uma seletiva dando oportunidade pra todos os alunos de acrobacia participarem tendo uma banca de jurados que avaliassem a técnica, a performance do aluno e assim a gente começou a fazer os ensaios.”
Em 2024, o grupo formado por cerca de 20 atletas da SCAR, participou de duas competições sendo Festival Valinhos em Dança, em julho, e Taça Brasil, em agosto.
A professora comenta que desde que o grupo foi criado e os alunos começaram a competir, foi possível ver uma mudança de chave nas atletas.
“Elas começaram realmente a ficar com o olhar mais julgadora de avaliar e elas se autoavaliar. Então consegui ver essa virada de chave nelas que elas começaram a se avaliar mais e a se cobrar mais delas, e ter comparativo, porque a gente só dançava dentro de casa e agora, estamos indo para fora e elas começavam a ver o mundo de outra forma”, finaliza.
Foto: Camila Silveira