Auto de Natal da SCAR encanta o público, com apresentação de mais de 150 artistas, e presta homenagem a empresário Pedro Donini
Na noite deste domingo, dia 11, a Sociedade Cultura Artística SCAR, foi palco do tradicional Auto de Natal, evento que celebra a magia da data mais esperada pelas crianças, e reconhece o talento dos artistas locais, que frequentam as aulas oferecidas pela entidade no decorrer do ano.
No total, mais de 150 artistas subiram ao palco, em um espetáculo que reuniu apresentações de todos os núcleos da SCAR, envolvendo dança, música, teatro e audiovisual.
Com o tema Leve aos Olhos de uma Criança, o evento encantou o público, ao trazer uma reflexão sobre a beleza da infância. Um dos pontos altos foi a execução das tradicionais cantigas de Natal, que fazem parte do imaginário dos pequenos, e permeiam as memórias afetivas dos adultos.
Durante a cerimônia, a Diretoria da SCAR prestou uma homenagem ao empresário Pedro Donini, um dos fundadores da instituição, e apoiador do movimento artístico da cidade. Donini fez parte da primeira banda municipal, em 1953, e da primeira orquestra sinfônica de Jaraguá do Sul, em 1955. A orquestra, mais tarde, deu origem à SCAR. E, fundou uma das principais indústrias têxteis da região, a Marisol.
Donini conta que tocava trombone, baixo, e também escrevia partituras. “As pessoas abraçam causas por amor à cidade, e à cultura. Tudo que fiz foi por amor à arte”, resumiu. O membro do Conselho Administrativo da SCAR, Gilmar Moretti, destacou a contribuição de Donini, no cenário cultural do município, e o legado deixado. “A SCAR não é feita de paredes. É feita de pessoas. Pessoas que se doam e escrevem essa história”, declarou.
Hoje, a SCAR conta com mais de 2,5 mil alunos, que frequentam os cursos nas áreas de dança, música, teatro e audiovisual. E, é conhecida por diversos projetos sociais, que levam arte e cultura, para a população de forma gratuita.