Família do Ricardo Feldens participa do concerto “Legado Feldens: A paixão pela música” na SCAR
O palco do Grande Teatro da SCAR, que o Maestro Ricardo Feldens conhecia de olhos fechados, ficou pequeno para tanta emoção na noite de sexta-feira (9) e domingo (11), durante o concerto “Legado Feldens: A paixão pela música.”
Entre os presentes na noite de sexta, estava a filha do seu Ricardo Feldens, Vivian Feldens Cetenareski e seus filhos, Martin Stefan e Felipe Ian Cetenareski, que receberam do Conselho Administrativo da SCAR, uma placa em agradecimento ao trabalho realizado pelo Maestro. Além deles, estava dona Ruth Braun, que participou do Coral da Igreja Luterana por 62 anos, sendo regida por Feldens durante 50 anos.
Durante quase duas horas, Martina Laís Kienen, Heitor Elias Rosa, Wanderli Siewerdt, Jefferson Kriese e Jorge Scheffer, compartilharam as regências da Orquestra Jovem SCAR, Orquestra de Cordas, Camerata SCAR, Grupo de Câmara, Coral da SCAR e convidados.
Entre uma música e outra, o público ouviu alguns depoimentos de músicos e maestros que foram guiados no caminho musical pela batuta de Feldens. A história do maestro de riso fácil, trato carinhoso e ao mesmo tempo firme com seus alunos, se confunde com a da própria entidade cultural. Entre 1987 e 2019, ele foi o grande mentor, professor e entusiasta da Camerata, Orquestra de Cordas e Grupo de Câmara.
Regendo, ensinando e tocando seu violoncelo, Feldens era, e continuará sendo, uma inspiração para todos que amam a música. “Legado Feldens: A paixão pela música” celebra as ideias cultivadas pelo Maestro, mostrando que seu trabalho continua vivo e florescendo, tornando-se um legado sólido e duradouro na música catarinense.
Participaram da solenidade a Diretora Executiva da SCAR, Edilma Lemanhê, os Conselheiros de Administração, Gilmar Moretti, Jackson da Costa Bastos e Luis Hufenüssler Leigue, a presidente da Associação de Pais, Amigos e Músicos da Orquestra de Cordas, da Camerata e do Grupo de Câmara da Sociedade Cultura Artística SCAR, Danniele dos Santos.
A Orquestra Jovem da SCAR é um projeto de formação orquestral que tem patrocínio das empresas WEG, Duas Rodas, Eletropoll, Agricopel, Moldemaq, Lunelli, Menegotti, Bilden e Canarinho por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura e do Governo Federal.
Fotos: Denis Natan