skip to Main Content

[FOTOS] Mais de 3.500 pessoas acompanharam a primeira edição de 2024 do Projeto Escola Vai ao Teatro

O projeto Escola Vai ao Teatro (EVT), tem como objetivo oportunizar o acesso ao teatro a crianças e adolescentes. E durante seis dias, mais de 3.500 espectadores entre estudantes, professores e comunidade, passaram pelos teatros da Sociedade Cultura Artística (SCAR), em Jaraguá do Sul.

Na primeira edição do projeto, que aconteceu entre os dias 6 e 13 de maio, o público pode assistir sete espetáculos em 16 apresentações. Ao todo foram atendidas 30 escolas de Jaraguá do Sul, Guaramirim, Schroeder, Massaranduba e Itajaí.

Os espetáculos aconteceram nos períodos matutino, vespertino e noturno e contaram com peças para todas as idades.

A próxima edição do projeto acontece em agosto deste ano. Enquanto isso, aproveite para ver as fotos dos espetáculos.

No país dos dedos gordos

(Foto: Tais Urquizar)

Nome do Grupo: Cia. Alma Livre, de Jaraguá do Sul
Sinopse: Uma mestre cuca alegre conta a história de um reino em que todos tinham tempo para as artes e ciências que fazem bem ao coração. Mas que em um dado momento algo sai errado e assim, rei, rainha, arauto, bruxas e fadas se envolvem numa trama incrível. O espetáculo é baseado no texto homônimo de Rubem Alves, que, além de escritor, é um crítico do sistema educacional no Brasil, sendo que este texto é um apelo para que se repense alguns conceitos na educação.

Confira fotos da apresentação (clique aqui)

Amores que Dancei

(Foto: Tais Urquizar)

Nome do grupo: Companhia de Dança SCAR, de Jaraguá do Sul
Sinopse: Quantos amores já tocaram seu mais íntimo ao ponto de dançar, de dentro para fora? Quantos amores em sua vida são significativos ao ponto de serem expressados para além do que o coração guarda? Quantos amores você já dançou? Amores que dancei retrata histórias reais captadas pelos intérpretes nas ruas de Jaraguá do Sul. De forma harmônica, essas histórias se conectam trazendo para a cena os amores em forma de dança. Os bailarinos interpretam essas histórias de forma sensível trazendo cor para esses lugares, passeando por músicas e poemas escolhidos pelas pessoas entrevistadas representando essas histórias.

Confira fotos da apresentação (clique aqui)

Felicidade Interna Bruta 

(Foto: Tais Urquizar)

Nome do grupo: Núcleo de Atores SCAR, de Jaraguá do Sul
Sinopse: Quatro atores em cena jogam luz sobre uma pergunta: O que nos faz feliz? Questão essa que se desdobra em uma nova dúvida: Seria esta a pergunta mais adequada que poderíamos fazer acerca da felicidade? Depois de alguns meses de busca no tema, este grupo de atores expõe alguns dos caminhos sinuosos que, como indivíduos, trilharam em uma sociedade que almeja uma tal felicidade volátil e enigmática, por vezes, inalcançável e mais complexa que deveria.

Confira fotos da apresentação (clique aqui)

O flautista de Hamelin 

(Foto: Tais Urquizar)

Nome do grupo: Trip Teatro, de Rio do Sul
Sinopse: Dois artistas medievais chegam sem aviso juntos de sua pequena carroça, que aos poucos se transforma na cidade de Hamelin para contar a clássica história do Flautista que livra a cidade de uma peste de ratos e refletir sobre a importância de cumprir os tratos feitos.

Confira fotos da apresentação (clique aqui)

Alice no Brasil das maravilhas

(Foto: Tais Urquizar)

Nome do grupo: Essaé Cia., de Joinville
Sinopse: A famosa história de Lewis Carroll foi adaptada por Sérgio Tastaldi que resolveu ambientá-la no Brasil. Alice vive numa fazendinha, onde curte a natureza e adora ler livros. Ela está sempre comendo frutas e bebendo sucos naturais. Seguindo o Sapo Cururu, ela cai num buraco e vai parar num mundo todo diferente. Lá, ela contracena com os bichos que fazem parte da nossa fauna, como o tucano, o mico-leão, o papagaio e a preguiça. Na sua tentativa de sair desse mundo, ela acaba chegando ao castelo da rainha. Uma grande disputa esportiva pode dar a vitória à rainha que não deixará Alice sair de seu reino. Uma aventura cheia de emoção e bom humor. A trilha sonora, que foi composta especialmente para o espetáculo, é rica em ritmos brasileiros como chorinho, samba, samba de breque, valsa e caipira.

Confira fotos da apresentação (clique aqui)

Dom Quixote e os Ratinhos da Biblioteca 

(Foto: Tais Urquizar)

Nome do grupo: Núcleo de Atores SCAR, de Jaraguá do Sul
Sinopse: O espetáculo conta a história de quatro ratinhos que viajam pelos livros da biblioteca onde moram, lendo muito. Lendo tudo! Até que, na mais alta das prateleiras, encontram um livro muito especial. É Dom Quixote que os espera, montado em seu cavalo Rocinante e cheio de aventuras para viver e contar junto com Sancho Pança, seu fiel escudeiro.

Confira fotos da apresentação (clique aqui)

Os amantes

(Foto: Tais Urquizar)

Nome do grupo: Divalhaças, de Jaraguá do Sul
Sinopse: Quando o amor não cabe no peito ele salta garganta afora. Neste espetáculo musiclown, os Palhaces Rouse Lopes e Tutulio irão embalar os corações da plateia. Tudo acompanhado pelas notas musicais do Pianista Rodrigo Tranquilo, enquanto histórias são contadas e cantadas. Uma tragédia sonora quase romântica que transpassa as nuances do amar, igual a flecha que atravessa corações. Um espetáculo brega, boêmio e sonoramente tragicômico.

Confira fotos da apresentação (clique aqui)

Esse projeto conta com o patrocínio das empresas WEG e Duas Rodas, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura e do Governo Federal.

Back To Top