[FOTOS] Visita Pajé Txaná Kixtin projeto Academia de Aptidões Artísticas
O mês de novembro contou com uma visita muito especial e de destaque na arte contemporânea mundial. Com a intermediação do designer jaraguaense Jackson Peixer, os alunos do projeto Academia de Aptidões Artísticas conheceram o Pajé Txaná Kixtin (Kix – x lido como xis sonoro – tin), artista da cultura Huni Kuin, povo indígena brasileiro do Acre.
Txaná desenha, pinta, canta e é um portador dos saberes ancestrais do seu povo – assim como sua filha, que o acompanhou na visita e na demonstração da cultura Huni Kuin aos alunos.
Com alguns de seus desenhos expostos sobre a mesa, Txaná falou sobre a simbologia e cosmovisão do seu povo, reprimidas por um período em que sua região foi dominada pelos escravocratas do ciclo da borracha. Seu trabalho fala sobre a conexão com a natureza, os saberes ancestrais, o uso das plantas, a compreensão dos animais e os cantos de rezo de uma cultura com mais de 3 mil anos de idade.
Para eles, o desenho não tem apenas função estética: através dele, é possível atribuir uma função sagrada a algum objeto e até ao corpo humano.
Após a pausa para o café e integração, os alunos foram provocados pelo mentor do projeto, Carlos Schroeder, a criar obras de desenho, pintura, escrita ou outras formas de expressão inspiradas na natureza e no que eles entendem como ancestralidade.
Confira as fotos desta visita especial feitas por Matheus Wittkowski (clique aqui).
A Academia de Aptidões Artísticas orienta 20 jovens em um programa de acompanhamento e formação artística e mentoria para desenvolvimento de obras artísticas. É uma realização da SCAR em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e prefeitura de Jaraguá do Sul, e patrocínio das empresas WEG, Engie, Flexível, Menegotti, Agricopel e Live!