Grupo de Câmara SCAR apresenta In Concert em Guaramirim e Corupá
Jovens músicos tocarão obras de compositores dos períodos barroco, romântico e moderno. Os ingressos são gratuitos
Após estrear em Jaraguá do Sul com casa lotada, o Grupo de Câmara SCAR apresenta o In Concert nesta sexta-feira (1), em Guaramirim e no domingo (3), em Corupá.
Cerca de 24 músicos tocarão obras de compositores dos períodos barroco, romântico e moderno.
Conforme o maestro do Grupo de Câmara, Heitor Gemaiel Elias Rosa, a escolha do repertório que incluiu músicas de Jean Sibelius, Gustav Holst, Johann Sebastian Bach e Antonio Vivaldi, se deu por causa da linguagem musical.
“Por ser um grupo de Câmara, a gente precisa trabalhar na formação desses músicos o repertório camerístico de cordas. Então esses repertórios trabalham tecnicamente a linguagem de cada instrumento, a linguagem orquestral, de períodos específicos dentro da história da música que ajudam a capacitar esses alunos para eventualmente estar ingressando nos grupos futuros”, comenta.
Além disso, as músicas que serão executadas pelos jovens, não têm adaptações ou arranjos.
“Quando você faz outros repertórios como rock ou MPB, você tem músicas que são adaptadas para o grupo, são arranjos, são versões. E quando a gente toca esses repertórios que foram escolhidos, você toca obras que foram escritas por esses grandes compositores exatamente como vão ser tocadas.”
Em Guaramirim, o concerto acontece nesta sexta-feira (1), às 19h30, no salão da Paróquia Bom Jesus, no Centro.
E em Corupá, a apresentação será no domingo (3), às 19h30, no teatro José Anchieta, no Seminário de Corupá.
Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados na bilheteria da SCAR, no site da TicketCenter ou nos locais onde acontecerão os concertos.
Este projeto é viabilizado pelo Programa de Incentivo à Cultura (PIC), do Governo de Santa Catarina, e conta com o patrocínio das empresas patrocinadoras Havan e Urbano.
Foto: Denis Natan