1956 - 1956
A pianista Adélia Fischer e seu marido Francisco fundaram em 8 de junho de 1956 a SCAR – Sociedade Cultura Artística, inicialmente para abrigar uma pequena orquestra mantida com amigos músicos que se encontravam em saraus e recitais nas tardes de domingo. Passados três meses, os membros eleitos das primeira diretoria assinavam os estatutos: Fernando…
1957 - 1957
Em 15 de junho, às 20h30, foi realizado no Clube Atlético Baependi o primeiro Concerto de Gala da Orquestra da SCAR, em uma noite que reuniu a sociedade jaraguaense, sob a regência de Francisco Fernando Fischer. Composição da Orquestra: Fernando Springmann, Joaquim Piazera, Geraldo Harnack, Pedro Donini, Romeu Bastos, Ilton Bastos, Werner Voigt, Guido Fischer,…
1959 - 1959
No final da década de 50, aconteceu um fato de extrema importância para a Orquestra: a primeira gravação de um concerto, ocorrido no salão da Comunidade Evangélica Luterana. O Sr. Rodolfo Hufenüssler recebeu da Europa um gravador, novidade absoluta na época. Pela primeira vez os músicos escutaram seus desempenhos de outra perspectiva. Foi um auxílio…
1960 - 1960
SCAR intensificou o trabalho da escola de música e a vinda de artistas e de espetáculos a Jaraguá do Sul, o que fomentou a cultura na região. Ainda neste ano, a SCAR efetuou a sua primeira importante aquisição: um piano da marca ESSENFELDER, comprado diretamente da fábrica, em Curitiba (PR).
1970 - 1970
Com a morte de Adélia Fischer, a estrutura da Orquestra sofreu um duro golpe, perdendo não somente a sua pianista e acordeonista, mas sua grande incentivadora. O empresário Dietrich Hufenüssler, à frente de um grupo de influentes membros da comunidade, assumiu a presidência com o objetivo de administrar o que restava da entidade: apenas um…
1974 - 1974
Em 6 de junho, é criado o Coral da SCAR. Sob a regência do Pastor Egbert Schwanz, viria assumir, em parte, a função de divulgador da obra da SCAR e ser propagador cultural do nome da cidade, preenchendo de certa forma a lacuna deixada pela Orquestra.
1976 - 1976
Na condição de Presidente da SCAR, o Sr. Dietrich Hufenüssler foi designado para coordenar os festejos alusivos ao centenário da fundação do município de Jaraguá do Sul, presidindo a Comissão Executiva de Promoções. A Exposição do Centenário, realizada com objetos emprestados pela comunidade e coordenada pelo Senhor Emílio da Silva, foi embrião do futuro Museu…
1979 - 1979
Neste período, coube ao empresário Rolf Botho Hermann dar continuidade aos projetos.
1981 - 1981
Durante a presidência de Marlo Sousa, ganha impulso os planos de uma sede própria para a Casa da Cultura, e também a edificação de um teatro.
1982 - 1982
Com a doação de um terreno por Sigolf Schünke, Prefeito Municipal em exercício, a área de terra localizada na antiga lagoa Czerniewicz foi trocada por outra à Rua Amazonas, mais tarde vendida para ajudar na construção do Centro Cultural no local original.
1984 - 1984
Rolf Botho Hermann retorna à presidência da instituição e dá início à construção da sede própria na Rua Amazonas, com recursos conseguidos na Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, por intermédio de Udo Wagner, Secretário Adjunto, na Caixa Econômica Federal e na Prefeitura Municipal e, ainda, com o auxílio financeiro da comunidade.
1986 - 1986
A SCAR passa a ocupar sede própria com 1.000 metros quadrados na Rua Amazonas, na gestão do presidente Rolf Botho Hermann, com o sonho de receber grandes espetáculos. Ainda neste ano iniciou o curso de pintura em porcelana com a Professora Vera Triches Dornbusch.
1987 - 1987
A Orquestra de Câmara de Jaraguá do Sul foi formada, sob a regência do maestro Ricardo Feldens. A apresentação de estreia ocorreu em 27 de julho. O primeiro grupo adulto de teatro inicia suas atividades de cursos, as quais têm continuidade até hoje. Neste mesmo ano, estreia a peça infantil “Os Grandes Mágicos do Circo”.…
1989 - 1989
O grupo adulto de teatro estreia a comédia com temática regional “Salão Buhr – 50 anos após”, que foi assistida por mais de 1.000 pessoas, lotando o teatro da SCAR. Ainda na linha da comédia, em 1990 estreia a peça “Pensão Central”, sendo assistida por mais de 1.500 espectadores. Nos anos seguintes, mantiveram as montagens…
1990 - 1990
Assume novamente a presidência o Sr. Rolf Botho Hermann, com a missão de dar continuidade às atividades culturais e de angariar fundos para a construção da nova sede.
1992 - 1992
Com o quarto pilar pronto assume a presidência José Alberto Barbosa. Neste ano, foi suspensa a Lei Sarney, encerrando a possibilidade de captação de recursos financeiros para fins culturais, o que tornou impossível a continuidade da obra.
1994 - 1994
Edson Schulz foi convidado para a presidência da instituição. No seu discurso de posse enfatizou que as prioridades seriam voltadas para o retorno do projeto de construção do Centro Cultural e a procura de ações culturais que envolvessem a população, propiciando o acesso à cultura para todos e não apenas para um segmento privilegiado
1996 - 1996
Retomada das obras a partir dos quatro pilares já instalados no terreno da rua Jorge Czerniewicz. Trinta trabalhadores participaram da construção, comandada pelo Mestre de Obras Benito Tomaselli. Neste mesmo ano, Edson Schulz foi reempossado. Marcio Mauro Marcatto foi nomeado definitivamente como coordenador da Comissão de Construção, sendo secretariado por Humberto Pradi.
1998 - 1998
Edson Carlos Schulz mantém-se à frente da diretoria com a mesma Comissão de Construção. Em 27 de junho, o Presidente da República Fernando Henrique Cardoso visitou o canteiro de obras do Centro Cultural, fazendo vários elogios ao projeto e à obra. A aprovação do Presidente teve muita repercussão estadual e federal, trazendo mais apoiadores ao…
1999 - 1999
Foi fundada a Orquestra Filarmônica da SCAR por iniciativa de Yara Springmann, filha de Dona Adélia Fischer, e Magnus Behling. No mesmo período, ganham força outras áreas das artes, como o teatro e as artes plásticas, com o trabalho voluntário de Gilmar Moretti e Denyse Zimmermann da Silva. Várias diretorias passaram pela Orquestra. Neste período,…
2000 - 2000
Edson Carlos Schulz, foi novamente empossado a frente da diretoria da SCAR, com a missão de concluir a obra e reestruturar administrativamente fazendo que o Centro Cultural tornasse sustentável no futuro.
2001 - 2001
Trabalhando com a Lei de Mecenato Estadual, que possibilitava ao investidor abater o montante aplicado do ICMS devido ao Estado, foi organizado o Festival de Formas Animadas, evento único em Santa Catarina, com participantes internacionais, nacionais e estaduais. Ainda neste ano foi estabelecida uma parceria com a Secretaria de Educação e Cultura do Município, estendendo…
2002 - 2002
Em junho, foi empossada a nova diretoria, cuja presidente passou a ser Monika Hufenüssler Conrads e Edson Carlos Schulz assumiu a presidência do Conselho. Na gestão da Vice Presidente de Artes Plásticas, Denyse Zimmermann da Silva, acontece o 1º Salão Luiz Henrique Schwanke de Arte Contemporânea no novo prédio do Centro Cultural, ainda não inaugurado.
2003 - 2003
Em 16 de maio é inaugurado o Centro Cultural, onde foi apresentado o Concerto de Gala “Um nome, uma ideia e um piano” com a Orquestra Filarmônica e alunos de todas as áreas de formação da SCAR, sob a direção de Gilmar Antonio Moretti. A cidade ganhava oficialmente o “Marco de uma geração”. É criado…
2004 - 2004
Originalmente formada na década de 70 pelo SESI – Serviço Social da Indústria, a Banda de Música foi incorporada pela SCAR neste ano. Ao longo de sua trajetória, participa ativamente de diversos eventos em Jaraguá do Sul e em outras regiões do Estado. Neste ano surge também a Escola de Dança, oferecendo cursos livres à…
2006 - 2006
A SCAR comemora seu cinquentenário no ano de 2006, quando foi escolhida para ser parceira e sede do Femusc – Festival de Música de Santa Catarina, evento que conta com a participação de estudantes, professores e regentes do Brasil e de outros 28 países.
2007 - 2007
Surge a Colher de Pau Cia. de Teatro, formada por de ex-alunos do Curso Livre de Teatro da SCAR. A Companhia mantém-se ativa com a montagem e circulação de espetáculos e produção de oficinas abertas ao público.
2008 - 2008
Udo Wagner assume a presidência com a missão de dar continuidade aos trabalhos de legalização do prédio e intensificar a agenda de eventos colocando a entidade no circuito das principais apresentações em circulação. Inicia o projeto Dentro da Dança sob o comando de Lisa Jaworski, estimulando o aprendizado da dança e a sensibilidade de crianças…
2010 - 2010
Sob a direção de Gilmar A. Moretti e coordenação de Lisa Jaworski, o GpoEx – Grupo de Experimentação Cênica, foi contemplado com o Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna para o espetáculo “Vazio das Partes”.
2011 - 2011
A entidade comemora 55 anos com a reformulação da identidade visual e diversas melhorias estruturais e de segurança para maior conforto de seus usuários.
2012 - 2012
Neste ano, é realizado o asfaltamento do estacionamento ao lado da SCAR, proporcionando maior comodidade aos usuários.
2013 - 2013
O Centro Cultural comemora 10 anos desde sua inauguração, alcançando a marca histórica de dois mil eventos e de mais de um milhão de espectadores.
2014 - 2014
Eleição diretoria da SCAR: Udo Wagner (presidente) e Gilmar Moretti (vice-presidente) reeleitos; 40 anos do Coral da SCAR; Estreia do Concerto POP, da Orquestra Filarmônica da SCAR.; 14º Festival de Formas Animadas; 10ª Mostra de Artes Plásticas da SCAR.
2015 - 2015
A Revista Móin-Móin nº 14, com o tema Filosofias da Formação Profissional no Teatro de Formas Animadas, foi lançada no dia 16 de setembro de 2015 na abertura do Rencontre Internationale sur la Formation aux Arts de La Marionnette, organizado pela Comissão de Formação Profissional da UNIMA e Institut International de la Marionnette, na cidade…
2016 - 2016
A SCAR completa 60 anos de sua fundação; Implantação da geração de energia solar fotovoltaica e a captação da água da chuva; Grafites: uma equipe de grafiteiros com trabalhos no mundo todo realiza uma grande intervenção na área externa do Centro Cultural; Concerto Memórias: integrando música e imagens, o concerto resgatou repertório da primeira orquestra…
2017 - 2017
No dia 08 de março de 2017, inicia-se o Projeto Mais Dança – SCAR – por meio da Lei Rouanet com patrocínio das empresas WEG e Duas Rodas. 100 alunos participam de aulas gratuitas nas modalidades de Danças, Ballet e Jazz. Eleição nova diretoria da Sociedade Cultura Artística; Eleito Gilmar Antônio Moretti como Presidente, Ana…
2018 - 2018
Implantação da Governança Corporativa, com a criação do Conselho de Administração e nova estrutura gerencial. A SCAR passa a ser administrada com as melhores práticas de transparência e planejamento estratégico, formando a base para sustentar o crescimento da instituição e dar mais condições para que a entidade exerça sua missão de produzir cultura.
2019 - 2019
Estruturação da Coordenação Artística, com a contratação do maestro André Dos Santos. Início da reforma do Centro Cultural, com novos espaços para professores, alunos e acompanhantes, mudança da área administrativa, instalação da cafeteria aberta ao público e outras mudanças visando maior conforto e acolhimento do público frequentador.
2020 - 2020
Em um ano marcado pela pandemia de COVID-19, a SCAR se renova e luta para manter as atividades mesmo na quarentena: aulas on line e lives com entrevistas e apresentações se tornam comuns. Em meio a esse cenário desafiador, é lançada a Nova Identidade Visual. A SCAR renova sua marca, em um projeto pensado para…
2021 - 2021
Em 2020, a SCAR começou a investir no audiovisual como uma forma de democratizar o acesso ao público para os espetáculos realizados. Com a Covid-19, esse setor foi ainda mais reforçado pela necessidade de realizar eventos online de alta qualidade. Em 2021, o projeto piloto “Novos Horizontes” foi o início das atividades de formação na…
Conheça a Nossa História