
Projeto Escola SCAR de Hip Hop encerra atividades com workshop e palestra sobre empreendedorismo
Mais do que passos de dança, rimas ou grafite, o Hip Hop é uma cultura urbana viva e transformadora. Em Jaraguá do Sul, ela impactou diretamente a vida de mais de 50 famílias por meio do projeto Escola SCAR de Hip Hop, que ao longo de um ano ofereceu oficinas e vivências culturais a jovens entre dez e 17 anos.
Para celebrar os resultados dessa iniciativa, neste sábado (10) a Sociedade Cultura Artística (SCAR) promove duas ações especiais com o dançarino e pesquisador William Footwork Squad: workshop Breakmetria, às 10h e uma palestra sobre Empreendedorismo na Cultura Hip Hop, às 15h
As atividades são gratuitas e abertas ao público.
Com 25 anos de trajetória no Hip Hop, William Footwork Squad é curador de festivais, pesquisador de música funk/soul e jurado de grandes eventos internacionais como Red Bull BC One, Battle La Parf (Suíça), Battle of the Year e Ishaxac (Argentina).
Segundo William, o workshop Breakmetria vai além da dança.
“Não é sobre passos, é sobre ideias. Vamos trabalhar dinâmicas de direção, altura e intensidade nos movimentos, buscando simplicidade com múltiplas possibilidades. É um exercício de criatividade e expressão”, explica.
À tarde, o foco será o empreendedorismo dentro do universo Hip Hop.
“A cultura Hip Hop abrange diversas áreas de atuação profissional. Ela inspira e capacita pessoas a transformar suas habilidades em oportunidades. Fortalece a cultura, valoriza talentos e movimenta a economia com eventos, marcas, moda, música e muito mais”, destaca.
Durante o ano, os jovens participantes vivenciaram os quatro elementos do Hip Hop — breaking, graffiti, MC e DJ — em oficinas semanais realizadas na unidade da SCAR na Praça. As ações também incluíram palestras com referências nacionais do movimento e apresentações abertas à comunidade.
Para o coordenador do projeto, Kako Zapellini, os resultados vão além do artístico.
“O projeto promove inclusão, aproxima famílias, cria oportunidades e oferece experiências significativas. O Hip Hop se mostra uma potente ferramenta de transformação e pertencimento.”
O projeto Escola SCAR de Hip Hop é uma realização da SCAR com apoio do CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e Prefeitura de Jaraguá do Sul.
Serviço
10h – Workshop Breakmetria
15h – Palestra Empreendedorismo dentro da cultura Hip Hop
10 de maio (sábado)
Local: salas multiuso SCAR
Entrada gratuita e aberta ao público