SCAR inaugura nova unidade na Praça Ângelo Piazera
A Sociedade Cultura Artística (SCAR), de Jaraguá do Sul, inaugurou na noite de quarta-feira (25), sua nova unidade, a SCAR na Praça, localizada na Praça Ângelo Piazera, no Centro de Jaraguá do Sul.
O laço da inauguração da SCAR na Praça, foi cortado pela neta do senhor Rodolfo Huffnüsler e pela trineta do senhor Ângelo Piazera, que acompanharam também as apresentações que aconteceram na frente do prédio com a presença da Big Band SCAR, Companhia de Dança SCAR e grupo de Danças Urbanas da SCAR.
De acordo com o presidente do Conselho de Administração da SCAR, Giuliano Donini, mais do que um evento de inauguração, é um privilégio para o Centro Cultural ter sido convidado para ocupar esse espaço, permitindo à entidade contribuir mais para o desenvolvimento social e cultural da comunidade.
“O fato de estarmos em um ponto tão estratégico como esse, traz muito daquilo que a SCAR tem procurado praticar durante muitos anos e ele acaba sendo uma oportunidade que além do Centro Cultural, que ele acaba sendo emblemático, simbólico, mas ao mesmo tempo pesado e sisudo, pra gente trazer uma expressão inclusive aberta, onde as pessoas conseguem acessar e a gente consegue organizar um pouco melhor as diversas práticas da SCAR, não só da música clássica, mas agora enaltecendo práticas que já existem, trazendo as artes urbanas que acabam popularizando e fazendo com que a comunidade também enxerguem outras competências da SCAR.”
O prédio de 640,35 metros quadrados faz parte da nova revitalização da Praça e, conforme a secretária de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Natália Petry, ele volta com a proposta de ser cultural.
“No entendimento da administração, da secretaria é muito importante termos a SCAR, além de todas as parcerias que nós já temos com a instituição, termos a possibilidade de fortalecermos essa parceria com a concessão desse espaço para que a SCAR possa desenvolver os seus projetos e alcançar ainda mais munícipes que acessem a cultura.”
O local foi cedido à SCAR pela Prefeitura por um período de dez anos, podendo ser prorrogado por mais tempo. Segundo o prefeito, Jair Franzer, a importância desse espaço é trazer o que a SCAR faz em sua sede, localizada na rua Jorge Czerniewicz, para a Praça.
“É trazer cultura, é trazer alegria, é trazer divertimento todos os dias da semana e o povo de Jaraguá que frequenta essa praça, vai ter mais esse espaço para poder se divertir”, comenta.
Para o presidente da Câmara de Vereadores, Luis Fernando Almeida, a SCAR é sinônimo de credibilidade e motivo de orgulho.
“Quando se fala em SCAR, vem automaticamente à questão da imagem da credibilidade, do empenho, da dedicação em fomentar a cultura e todas as formas de arte em nosso município. Então na condição de presidente da Câmara de Vereadores, na condição de vereador, para nós foi um motivo de orgulho”.
A SCAR na Praça terá como uma das principais funções ser um espaço para a realização de aulas das mais variadas modalidades das artes. Atualmente conta com aulas de grafite, audiovisual, danças urbanas e música, sendo todos de projetos e com bolsas integrais para os alunos.
Será um local onde traremos muitas ações de fomento e formação artístico cultural para a população de Jaraguá do Sul. A missão da SCAR é colaborar com a construção de um mundo melhor por meio das artes e este espaço vai somar de forma grandiosa para o cumprimento da missão institucional.
Fotos: Eduardo Ferreira/SCAR