Prefeitura e SCAR firmam convênio para projeto voltado a pessoas com 60+
O projeto “Arte na melhor idade” vai oportunizar a inclusão artístico-cultural, por meio do acesso a vivências em dança, teatro, música e artes visuais.
Na manhã desta quinta-feira (6), a Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação e do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso assinaram o termo de fomento com a Sociedade Cultura Artística (SCAR), referente ao projeto “Arte na Melhor Idade 2022”, que tem como objetivo proporcionar ao público com 60 anos ou mais a inclusão artístico-cultural, por meio do acesso a vivências em dança, teatro, música e artes visuais. Os encontros serão semanais na SCAR e, inicialmente, devem ser atendidos 80 pessoas de todo o município, no período de nove meses de aula.
O Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, por meio Fundo Municipal do Direitos do Idoso vai repassar ao projeto R$ 106.041,34. A secretária de Assistência Social e Habitação, Níura Demarchi, enalteceu o envolvimento da SCAR em projetos sociais que levam, cada vez mais, cultura e arte à população. “Muito importante esta parceria entre Poder Público e a iniciativa privada. Isso vem proporcionando que empresas e instituições nos apresentem projetos de qualidade e com resultados muito positivos”, destaca Níura.
Esta é mais uma parceria firmada entre SCAR e Prefeitura por meio de Termos de Fomento relacionados à cultura e à arte. Outros projetos semelhantes já estão sendo desenvolvidos e atendem diversos públicos. A diretora executiva da SCAR, Edilma Lemanhê, ressalta que o projeto vem de encontro ao cumprimento do propósito institucional da entidade. “Buscamos promover através da arte, da cultura o desenvolvimento humano e da comunidade como um todo. É um projeto que está em sua segunda edição e é extremamente positivo”. Além da experiência artística, o projeto também oportuniza momentos de convivência e integração.
Os idosos poderão fazer inscrição diretamente na SCAR e a Secretaria de Assistência Social e Habitação também encaminhará os idosos atendidos no Centro de Convivência, CREAS e CRAS para inscrição na SCAR.